Após tempos de discussões, estudos e avaliações, tanto pela população, mas principalmente pelo Conselho de Ministros do país, foi aprovado em 22 de Dezembro de 2010: A Itália irá banir o uso de sacolas plásticas em comércios. A medida aparenta ser bem séria, já que começou a valer a partir do primeiro dia de 2011 em todo o país.
Há uma exceção somente em relação às sacolas plásticas que ainda estão disponíveis e poderão ser utilizadas até o fim do estoque.
Dados confirmam que na Itália, cada pessoa usa mais de 300 sacolas plásticas por ano, o que leva o país a ser um dos maiores consumidores desse material em todo o continente europeu.
Mas, aos consumidores italianos e leitores em geral, pode aparecer o seguinte questionamento: Sim, "eliminamos" um dos vilões do meio ambiente, mas e agora, como carregar as compras?
Para isso, uma das medidas é que os comércios utilizem sacolas produzidas com materiais biodegradáveis como o bioplástico, ou então, recorra às fibras naturais.
Mas além disso, você consumidor pode fazer a sua parte utilizando sacolas retornáveis. Lembre-se que você também pode se tornar um colaborador ativo do meio ambiente.
0 comentários:
Postar um comentário