Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ecodica: O que fazer com o óleo de cozinha depois de usado?



   Todos nós sabemos das maravilhas que o óleo de cozinha pode fazer quando o assunto é gastronomia. Porém, não podemos esquecer que, se manuseado de forma incorreta, esse líquido pode se tornar um "grande vilão" contra o meio ambiente.

   Vejamos, como ponto de partida, a pergunta do título deste artigo: "O que VOCÊ faz com o óleo de cozinha que não utiliza mais?" Não é tão difícil encontrar respostas como: "Ah, despejo no ralo da pia" ou "Jogo no bueiro da rua". Infelizmente essas atitudes são muito comuns, não propositadamente, mas por falta de informação. Justamente por isso, decidi escrever esse post.

   Vamos aos dados: 1 litro de óleo de cozinha despejado no meio ambiente é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Sendo que, 1 milhão de litros de água é o que uma pessoa utiliza por 14 anos (Fonte: Sabesp).

   Mas vocês devem estar pensando: "Eu não quero ser o culpado por poluir isso tudo de água, então, o que eu faço?" MUITO SIMPLES. Primeiro, NÃO despeje o óleo na pia, no sanitário, ou algo do tipo. "Ok, mas o que eu faço com o óleo então?"

   Partimos para a parte mais interessante. Você pode (e deve) armazená-lo em uma garrafa PET, procurar um posto de coleta (muito fácil de encontrar hoje em dia, é só pesquisar em sites de busca) e entregrar as "lindas" garrafas cheias de óleo.

   Para os mais curiosos, lá vai mais uma pergunta (juro que será a última): "O que eles vão fazer com esse óleo?" Acredite, eles vão gerar renda. A maioria dos postos de coletas são cooperativas, organizadas geralmente por uma comunidade, um bairro, uma associação de moradores. Com esse óleo de cozinha, pode ser (e é) produzido sabão caseiro, tanto em barra quanto líquido. E garanto (com conhecimento de causa) que o "sabão ecológico" é tão bom quanto os "industrializados".

   Ok, findei o artigo. Creio que, a partir de agora, vocês já sabem o que fazer com o óleo de cozinha que não usarem mais. Ah, e sintam-se a vontade para ir atrás das garrafas PET a partir de... AGORA!!!

   Para aprender a fazer o sabão ecológico à base de óleo de cozinha reutilizado clique aqui 


  


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms